Prefeitura de Piracicaba conclui reforma do Terminal São Jorge

Prefeitura de Piracicaba conclui reforma do Terminal São Jorge

Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), concluiu as obras de reforma do Terminal São Jorge Jayme Cunha Caldeira, localizado na Rua Conchas, no bairro São Jorge. O investimento foi de R$ 649.941,81.

Para auxiliar os deficientes visuais, o terminal ganhou pisos podotáteis (Foto: Jhonnatan Mathias/CCS)

O secretário de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes, José Vicente Caixeta, destaca a importância da reforma do terminal para maior conforto e segurança dos passageiros do transporte coletivo e para estimular o seu uso. “Com estes investimentos, haverá um grande incremento do comércio e dos serviços no entorno do Terminal São Jorge, como ocorreram nos outros terminais”, destaca o secretário.

De acordo com o setor de Engenharia da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes, entre as obras executadas, estão a colocação de telas anti-pássaros para evitar o pouso e ninhos de aves no local, o que pode ocasionar doenças e sujeira; troca de algumas luminárias do terminal e a reformulação de parte do sistema de combate a incêndio que foi modernizado, com novas tubulações, extintores e sensores.

Lixeiras para coleta seletiva de materiais (Foto: Jhonnatan Mathias/CCS)

Também foram reformulados os acessos de pedestres ao terminal e a instalação dos novos gradis para melhor controle e monitoramento. Foi instalada faixa elevada no acesso à plataforma, para dar mais segurança aos usuários e melhorar o deslocamento de usuários com dificuldade de locomoção. Para auxiliar os deficientes visuais, todo o terminal ganhou pisos podotáteis direcionais e de alerta.

As oito baias de embarque e desembarque foram mantidas, porque, segundo estudo de demanda, são suficientes, assim como o número de baias para estacionamento de ônibus fora de serviço. A plataforma de embarque e desembarque foi dotada de novos equipamentos, como bancos em maior quantidade, lixeiras para coleta seletiva de materiais.

As baias para estacionamento de ônibus foram mantidas (Foto: Jhonnatan Mathias/CCS)

BILHETERIAS

As antigas bilheterias foram, em parte, demolidas e foi feita uma nova distribuição de espaços para melhorar o trabalho dos funcionários e atendimento ao público. O terminal ganhou ainda um novo reservatório de água, com capacidade para 36 mil litros. As tubulações também foram trocadas.

Os sistemas de esgotamento sanitário também entraram no pacote de melhorias e foram trocados por tubulações novas e adequadas ao novo projeto. Também foram instalados pára-raios no terminal.

Outra melhoria recaiu sobre a comunicação visual do Terminal São Jorge que foi totalmente reformulada e modernizada, com novos pontos de alerta, placas e pontos de orientação para deslocamento mais rápido e seguro de pessoas. Foram utilizadas cores e padrões modernos e de acordo com as normas vigentes.

Aqueles que seguem de bicicleta até o terminal para utilizar o transporte coletivo tem agora à disposição, paraciclos para deixar suas bicicletas guardadas com segurança.

O terminal ganhou paraciclos para guardar as bicicletas com segurança (Foto: Jhonnatan Mathias/CCS)

Leia mais: https://mobilidadesampa.com.br/2021/07/piracicaba-reforma-terminal-sao-jorge/